Você já se imaginou na velhice? Já pensou no que fazer se o dinheiro não for suficiente para manter seu padrão de vida atual quando chegar a aposentadoria? Existem diversas formas de ganhar renda extra depois da aposentadoria e complementar o seu orçamento.

ganhar renda extra

RENDA EXTRA PARA APOSENTADOS

Se você faz parte da minoria que procurou saber como planejar a aposentadoria desde cedo e não precisa ganhar renda extra depois da aposentadoria, parabéns! Mas, independentemente de sua condição, talvez você deseje exercer uma atividade para se manter produtivo. Existem inúmeras razões para continuar a trabalhar após a aposentadoria.

Segundo especialistas a maioria dos brasileiros não se preocupa em planejar a aposentadoria com antecedência, fazer investimentos, por exemplo, e o ideal seria que as pessoas já começassem a pensar na aposentadoria desde o primeiro emprego, para quando a aposentadoria chegar não perder renda e qualidade de vida.

Ganhar renda extra depois da aposentadoria deveria ser opcional, mas nem sempre é assim que acontece. A expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos anos, o custo de vida não para de subir e a renda da aposentadoria é insuficiente para cobrir todas as despesas. A alternativa que resta é procurar atividades que possam complementar a renda.

O ideal seria poder exercer atividades que possam trazer benefícios pessoais e não apenas financeiros, por exemplo, fazer uma atividade que goste, um trabalho voluntário.

Muitas pessoas não gostam de ficar paradas e planejam continuar ativas mentalmente e fisicamente após a aposentadoria, além de desejarem ganhar dinheiro para pagar despesas com lazer, cursos de qualificação para se manter ativo ou retornar ao mercado de trabalho, conquistar sonhos que não foram realizados, como viajar, estudar inglês, entre outros.

“Uma mente sã num corpo são.” Poeta romano Juvenal

O que um aposentado pode fazer para ganhar dinheiro? Uma alternativa para ganhar renda extra depois da aposentadoria seria transformar um hobby ou uma habilidade que você tem em uma nova fonte de renda.

Analise suas competências e habilidades, pense nas coisas que você sabe fazer e veja se encontra alguma atividade que você pode fazer para se manter ativo, que lhe faça feliz, pois gostar do que faz é fundamental.

“Felicidade é ter o que fazer, ter algo que amar, e algo que esperar.” Aristóteles

É importante evitar trabalhar em áreas que exijam uma energia maior, que você não pode mais oferecer e respeitar os aspectos físicos, sociais e mentais que possam dificultar um pouco a nova atividade. Concentre-se no que você pode fazer.

Conheça algumas sugestões de atividades para ganhar renda extra depois da aposentadoria.

1. TORNE-SE UM ANFITRIÃO

Se você tiver um quarto em sua casa ou apartamento que esteja disponível, você pode hospedar turistas, inúmeras pessoas em todo o mundo utilizam essa opção para ganhar renda extra, a plataforma de hospedagem online Airbnb (www.airbnb.com.br), presente em 191 países, pode facilitar essa tarefa para você. Caso tenha interesse saiba mais clicando no link abaixo.

» Aluguel de Quartos em Casa Para Turistas Vira Opção Para Aposentados

2. SEJA UM COACH

Se você é uma pessoa que possui conhecimentos específicos em determinada área, em comportamento humano, negócios, por exemplo, é uma pessoa motivada, que gosta de ajudar as pessoas a resolver problemas e tem habilidade de comunicação, capacidade de gestão de pessoas e liderança, entre outros, você pode fazer um curso de coaching para exercer essa profissão. Qualquer pessoa pode tornar-se um coach, independentemente de sua área de atuação e não existe limite de idade para prestar serviços de coaching.

3. SEJA UM EMPREENDEDOR TRADICIONAL

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo e muitas pessoas tem o sonho de abrir a própria empresa. Na internet você encontra muitas histórias de pessoas que em vez de viajar e descansar após a aposentadoria, iniciaram um negócio próprio e obtiveram sucesso.

Você pode investir em um negócio próprio de baixo, médio ou alto investimento inicial. Se você gostaria de empreender, o importante é ter cuidado para não comprometer a renda da sua aposentadoria ou o seu patrimônio, pois todo negócio tem diferentes níveis de risco e retorno.

Antes de iniciar um negócio próprio procure estudar bem o mercado e faça um planejamento. É importante que você tenha noções básicas de administração, pois a falta de conhecimento da administração do negócio e controle financeiro, entre outros fatores, fazem muitas empresas fecharem.

Aposentado pode abrir empresa, mas não no caso de aposentado por invalidez, pois perde o benefício do INSS. Se você não sabe como registrar sua empresa, procure o portal do microempreendedor individual (www.portaldoempreendedor.gov.br), um contador ou consulte o SEBRAE de sua cidade que oferece materiais informativos e cursos online gratuitos, como microempreendedor individual – MEI e iniciando um pequeno e grande negócio.

Para quem deseja investir em uma franquia, há inúmeras opções de marcas.

» As 83 Franquias Mais Baratas Para Trabalhar de Casa

4. SEJA UM EMPREENDEDOR DIGITAL

Você pode montar um negócio online para ganhar renda extra ou conquistar a independência financeira, o investimento é baixo se comparado a outros modelos de negócios tradicionais. Para iniciar negócios baseados em casa você precisa adquirir novas competências e habilidades, como aprender informática, não é necessário ser expert em informática, mas é preciso ter conhecimentos básicos em internet e estudar marketing digital.

Se você for especialista em alguma área, você pode criar um blog de nicho ou site de autoridade, por exemplo, na realidade para ter um negócio como este, não é preciso ser um especialista, mas precisa gostar de escrever e ter conhecimento sobre um determinado assunto, que possa acrescentar valor para seu público-alvo e traga soluções para os problemas das pessoas.

» Ganhar Renda Extra Com Blog

Após algum tempo, você pode monetizar seu blog de diversas formas, se cadastrar em programas de afiliados de empresas que vendam produtos físicos ou digitais relacionados ao seu nicho de mercado e que atendam às necessidades de seu público-alvo, você pode colocar publicidade nos artigos do seu blog, do Google AdSense, por exemplo, você pode vender produtos físicos ou digitais próprios no seu blog e muito mais.

» Ganhar Renda Extra Com Programas de Afiliados

Você pode ser um produtor de conteúdo digital, aplicar o seu conhecimento e experiência adquirida ao longo de sua carreira profissional ou o conhecimento específico em outra área e vender esse conhecimento na internet, para ajudar as pessoas a resolver problemas. Você pode criar um produto digital, como um e-book (livro digital) ou um curso em vídeo aulas, por exemplo.

» Ganhar Renda Extra Com Produtos Digitais

Empreender no mercado digital não é uma oportunidade de negócio para se ganhar dinheiro fácil e rápido, exige investimento no próprio aprendizado e disposição para estudar muito.

Você não precisa abandonar sua profissão para ser um empreendedor digital, independentemente de você ser um nutricionista, músico, advogado, professor, entre outras.

Você gostaria de ser um empreendedor digital, aprender a montar um negócio na internet, trabalhar com programas de afiliados, criar ou vender produtos digitais, mas não sabe como? Comece hoje mesmo, clique no link abaixo para saber mais.​​​

» Como Montar Um Negócio Online

5. SEJA UM MOTORISTA UBER

Seja um motorista do aplicativo Uber, que permite que você ganhe dinheiro como autônomo dirigindo seu próprio carro, definindo seu horário de trabalho, saiba como funciona o Uber no site www.uber.com.

6. CONSTRUA RENDA RESIDUAL

Existem muitas formas de se construir renda residual e uma delas é escolher uma empresa de venda direta multinível para trabalhar na construção de equipe de vendas, na formação de rede de consumidores, revendedores e líderes, para ganhar comissões e bônus sobre a rede de distribuidores e fazendo isso, você estará construindo um negócio com potencial de renda residual ilimitada.

» O Que é Renda Residual?

Trabalhar com venda direta é uma ótima opção para pessoas sociáveis e que não gostam de ficar paradas ou para quem trabalhou a vida inteira em escritórios e deseja ter mais liberdade, visitar clientes, viajar, fazer apresentação de negócios em diferentes locais.

A venda direta possibilita ganhar renda extra revendendo produtos de segmentos variados e também conquistar a independência financeira e ainda ajudar pessoas que desejam ganhar renda extra a iniciar nesse negócio.

Algumas empresas de vendas diretas oferecem também a oportunidade de participar de treinamentos de formação pessoal e profissional, que trazem momentos de alegria, descontração e são uma ótima oportunidade para se conectar com outras pessoas. Se você quiser conhecer empresas de vendas diretas multinível de segmentos variados clique no link abaixo.

» Ganhar Renda Extra Com Vendas Diretas

7. FAÇA ARTESANATO

Se você tem habilidades naturais pode fazer artesanato, produzir diversos tipos de produtos, como sabonetes, velas, fazer chinelos customizados, por exemplo, para vender para seus amigos, familiares, vender em sites na internet, como o Elo 7 (www.elo7.com.br) ou em feiras de artesanato locais.

Existem diversos tipos de artesanato que você pode fazer para ganhar renda extra, como crochê, patchwork, artesanato reciclado, fuxico e muito mais. Não sabe como fazer artesanato? Veja vídeos no You Tube e faça cursos de artesanato online ou em sua cidade para aprender.

» Ganhar Renda Extra Com Chinelos Customizados

8. SEJA UM CONSULTOR DE NEGÓCIOS

Se você é especialista em uma determinada área você pode colocar sua experiência em prática e rentabilizar seus conhecimentos, ser um consultor de negócios para outras pessoas ou empresas, fazer consultoria financeira, contábil, jurídica, de marketing digital ou de imagem, atendendo aos clientes de forma presencial ou online.

9. PROFESSOR ONLINE

Se você tem uma habilidade especial, sabe tocar um instrumento como violão, guitarra ou sabe desenhar, por exemplo, você pode criar um curso em vídeo aulas e vender na internet para ganhar renda extra.

Se você possui conhecimentos de matemática, inglês, entre outras, ou é um ex-professor você pode dar aulas pela internet ou criar um espaço na sua casa para dar aulas de reforço escolar. Existem alguns sites de tutoria que fornecem ferramentas de ensino online e nas quais você pode se cadastrar para dar aulas online ou presenciais, como Preply (www.preply.com/pt) ou Professores de Plantão (www.professoresdeplantao.com.br).

10. COZINHAR

Você gosta de cozinhar? Tem alguma habilidade na cozinha? Você pode ganhar renda extra cozinhando na casa de clientes em ocasiões especiais, fazendo e vendendo marmitas, bolos, brigadeiro gourmet, entre outros.

» Ganhar Renda Extra Vendendo Brigadeiro Gourmet

11. ESCRITOR

Se você gosta de escrever e tem conhecimento em otimização de sites (SEO) você pode procurar pessoas e empresas que precisam de ajuda para atualizar seus blogs e escrever artigos para blogs e sites sobre diferentes assuntos para ganhar renda extra. Existem algumas plataformas que poderão lhe ajudar a encontrar trabalho, faça uma busca na Google por sites freelancers.

12. EMPREGOS PARA APOSENTADOS

Se você não quer ser um empreendedor, então pense na possibilidade de retornar ao mercado de trabalho exercendo a mesma função antes da aposentadoria ou desenvolva novas competências e habilidades para exercer uma nova função. Você também pode procurar empregos temporários, flexíveis.

“Para desenvolver uma nova competência não podemos ser imediatistas, precisamos manter nossos esforços pelo tempo suficiente para sedimentar nossas conquistas.” Carlos Hilsdorf

A rede social de relações profissionais LinkedIn (www.linkedin.com) pode lhe ajudar a conseguir uma vaga ou o site Vagas (www.vagas.com.br).

Se você ainda não se aposentou e não se sente cansado da vida de empregado, verifique a possibilidade de se aposentar e continuar trabalhando na mesma empresa.

Eu recomendo que você procure informações se aposentado pode trabalhar com carteira assinada, dependendo do tipo de aposentadoria talvez não possa, no caso de aposentado por invalidez, por exemplo, não pode, pois perde o benefício do INSS.

Se você está longe de se aposentar e tem um plano A, comece a construir o seu plano B para ganhar renda extra, sem que você precise abandonar o plano A. Trabalhe com foco, determinação, paciência e persistência para transformá-lo em sua principal fonte de renda no futuro, afinal a hora da aposentadoria um dia vai chegar.

“Cada decisão que você toma ou deixa de tomar terá um reflexo, uma conseqüência em sua vida pessoal ou profissional. E nem sempre essa conseqüência é instantânea. As que deixam marcas mais profundas são aquelas que aparecem depois de quinze ou vinte anos, acompanhadas de um suspiro e da frase “eu deveria ter feito”. Ou dito. Ou não feito. Vença a zona de conforto. Desafie-se a plantar, a cada momento, a muda mais preciosa. Desafie-se a espalhar as sementes mais fecundas, na sua vida profissional e pessoal.” Professor R. Cansaaan

Espero que você encontre alguma atividade que goste entre as formas apresentadas de ganhar renda extra depois da aposentadoria.

12 Formas de Ganhar Renda Extra Depois da Aposentadoria
5 (100%) 1 vote
12 Formas de Ganhar Renda Extra Depois da Aposentadoria ultima modifica: 2016-09-02T03:21:05+00:00 da Maria C Rodrigues

Pin It on Pinterest

Compartilhe esta página

Se você gostou desse artigo, por gentileza, compartilhe essa página com seus amigos. Obrigada!