Você já se perguntou como ganhar dinheiro vendendo doces – brigadeiro gourmet? O doce é unanimidade e vem despertando a vontade de milhares de empreendedores em querer aprender a ganhar renda extra com vendas de doces e começar um negócio lucrativo, por ser um produto que se reinventa com criatividade e inovação, mantendo o mercado gourmet aquecido, mesmo com crise econômica.

como ganhar dinheiro vendendo doces brigadeiro gourmet

Trabalhar com um produto que a grande maioria das pessoas gosta é uma grande vantagem, pois haverá menos objeções.

“De cada dez pessoas, nove dizem que adoram chocolate. A décima está mentindo.” Jean Anthelme Brillat-Savarin

Muitas pessoas sonham em largar o emprego para começar um negócio, trabalhar em casa e dizer adeus ao patrão.

O mercado de doces oferece muitas oportunidades de negócio próprio de baixo, médio ou alto investimento inicial, para empreendedores ganharem dinheiro vendendo doces para o público em geral e sob encomenda: bolos, cupcakes, tortas, brigadeiros, trufas, brownies, entre outros.

Se você gostaria de empreender e tem pouco dinheiro, você pode começar um negócio próprio com baixo investimento. Milhares de empreendedores estão escolhendo empreender no mercado de brigadeiros gourmet, para ganhar renda extra com vendas de doces e começar um negócio lucrativo.

COMO GANHAR DINHEIRO VENDENDO BRIGADEIRO

Foi-se o tempo em que o brigadeiro era considerado apenas um doce tradicional, simples e saboroso, feito com leite condensado, chocolate em pó e manteiga.

Atualmente encontramos nos balcões das confeitarias o brigadeiro gourmet, o produto foi reinventado, a Juliana Motter, fundadora da Maria Brigadeiro foi quem criou o conceito de brigadeiro gourmet, o brigadeiro ganhou um sobrenome: gourmet, com roupagem e ingredientes novos.

Este é um artigo longo, que ensina a calcular o preço correto do produto, a fazer uma ficha técnica e uma planilha de cálculo de custo e formação de preço de venda, está repleto de dicas que vale a leitura e que pode te ajudar a ganhar dinheiro vendendo brigadeiro gourmet e dar um novo rumo para sua vida, eu sugiro que você adicione ele aos seus favoritos, caso não tenha tempo de ler agora.

O QUE É BRIGADEIRO GOURMET

O brigadeiro gourmet é o brigadeiro em uma versão sofisticada, feito com ingredientes de alta qualidade e diferentes sabores, com diversas formas de apresentação e embalagens diferenciadas para deixar o produto mais atrativo.

SABORES DE BRIGADEIRO GOURMET

Existem dezenas de receitas de brigadeiro gourmet para agradar todos os gostos: tradicional, nutella, ninho, ovomaltine, toblerone, milho verde, pistache, gengibre, castanha-do-pará, avelã, limão-siciliano, café, vinho do porto, cachaça, caipirinha de limão, paçoca, maracujá e muito mais.

O brigadeiro gourmet é um produto muito versátil, as especialistas no assunto estão sempre lançando tendências e investindo no desenvolvimento de novos produtos.

O doce pode ser servido de várias formas, em bolinhas nas forminhas, pode comer na colher, em copinhos, em potinhos, em panelinhas, em bisnagas, em forma de pirulito, em casquinhas de sorvete e no espeto.

COMO FAZER BRIGADEIRO

O brigadeiro é uma sobremesa tipicamente brasileira, tão fácil de fazer, que a grande maioria das pessoas sabe fazer o brigadeiro tradicional ou você nunca fez um brigadeiro em casa? Se você deseja aprender como ganhar dinheiro vendendo doces, comece pelo brigadeiro clássico, assista ao vídeo abaixo para aprender como fazer brigadeiro.

RECEITAS DE BRIGADEIRO GOURMET

Mas, como fazer brigadeiro gourmet? Coloque a mão na massa e aprenda a fazer o doce, teste receitas e desenvolva suas próprias ideias, na internet você encontra muitos vídeos sobre brigadeiro gourmet e apostilas com receitas de brigadeiro gourmet fáceis de preparar, tem até receita de brigadeiro gourmet diet e light.

Você também pode fazer um curso de brigadeiro gourmet e de confeitaria, para adquirir mais conhecimentos culinários.

Algumas pessoas têm paixão por cozinhar e possuem habilidades culinárias, mas não é obrigatório ter o dom de cozinhar para criar e ganhar dinheiro vendendo doces. Você nunca cozinhou ou já sabe fazer algum doce ou tem alguma receita de família que as pessoas gostam de comer e com a qual poderia estar ganhando dinheiro? Atividades praticadas no dia a dia como hobby podem se transformar em renda extra ou em um negócio lucrativo.

É preciso muita dedicação para fazer o negócio dar certo, essa oportunidade de negócio oferece diversas alternativas, algumas pessoas utilizam todas as estratégias possíveis em seu negócio para aumentar a receita e ganhar dinheiro vendendo doces:

» No varejo, para o público em geral, amigos, familiares, colegas de trabalho e de faculdade.

» No atacado, para lanchonetes, restaurantes e supermercados.

» Para festas de casamento, aniversários, formaturas e eventos diversos.

Para ter sucesso nessa área não existe uma receita de bolo pronta que todos devam seguir. Cada pessoa irá criar sua própria receita de sucesso. Temos muitos exemplos de empreendedores de sucesso nesse mercado:

» Empresários que criaram uma marca com foco em um único produto e vendem doces para o público em geral, como a Juliana Motter, dona da Maria Brigadeiro.

» Pessoas que descobriram uma paixão e transformaram um hobby em um negócio lucrativo como a Carolina Sales da Pâtisserie de Brigadeiros.

» Histórias de pessoas que largaram seus empregos para vender doces.

» Empreendedores informais que conseguem ganhar dinheiro vendendo doces para pagar a faculdade ou aumentar a renda.

Inspire-se: conheça a empresária que lucra alto com brigadeiros, assista ao vídeo abaixo.

IDEIAS PARA GANHAR DINHEIRO COM DOCES

FOOD BIKE DE BRIGADEIRO GOURMET

Se você tem vontade de ter o próprio negócio e não sabe como vender doces na rua sem investir alto em uma loja, você pode montar uma food bike de brigadeiro gourmet, se a legislação da sua cidade permitir este tipo de negócio, comprar uma bicicleta cargueira e transformar em uma food bike, usar a sua criatividade para fazer as adaptações necessárias ou procurar uma empresa especializada em food bikes para fazer a adaptação e customização.

Você pode vender doces na rua, no seu bairro ou se você preferir ir mais longe pode levar sua food bike para eventos, feiras gastronômicas, festas de formatura, casamentos, fazer parcerias com lojistas, entre outros, nesse caso irá precisar do apoio de um carro.

Muitas pessoas iniciam nesse negócio com um investimento pequeno, vendendo brigadeiros, pudins, brownies, por exemplo, a Daniele Alves com sua food bike de brigadeiros gourmet, a Camila Dias da BrigaderÔ e a Ana Paula da Pudim a gosto.

BAR DE BRIGADEIRO GOURMET

Você também pode ganhar dinheiro vendendo brigadeiro gourmet de colher, montando um bar de brigadeiro gourmet em eventos diversos, festas de aniversários, casamentos, entre outros.

A massa de brigadeiro mole é servida em colheres e o convidado escolhe a melhor combinação. Você pode decorar uma mesa ou balcão para colocar uma caixa de acrílico com divisórias ou usar potes grandes de acrílico ou vidro para colocar as massas de brigadeiro tradicional, branco, doce de leite, as coberturas variadas, confeitos, como granulado belga ao leite, paçoca, frutas secas, castanhas, leite em pó e as colheres de sobremesa, os guardanapos. Outra forma de você ganhar dinheiro vendendo brigadeiro gourmet de colher é servir o brigadeiro no tacho em um carrinho.

Tem também a opção bar de brigadeiro volante com um garçom carregando pelo ambiente uma bandeja de acrílico com divisórias que fica pendurada no pescoço ou se preferir, você pode também usar um carinho.

LOJA ESPECIALIZADA EM BRIGADEIRO GOURMET

Algumas pessoas investem em loja especializada em brigadeiro gourmet, como a Juliana Motter, fundadora da Maria Brigadeiro (www.mariabrigadeiro.com.br), autora do Livro do Brigadeiro e quem criou o primeiro ateliê do Brasil especializado no doce. Assista ao vídeo abaixo.

SEJA UM ESPECIALISTA EM BRIGADEIRO GOURMET

Se você deseja aprender como ganhar dinheiro vendendo doces – brigadeiro gourmet e transformar a renda extra em um negócio lucrativo, saiba que para ter sucesso nesse negócio é preciso conhecer bem o produto e o mercado onde vai atuar, o ideal é se especializar no produto e se aperfeiçoar sempre, para agradar aos clientes e se manter no mercado.

Aprenda a calcular corretamente o preço de venda de seus produtos para obter lucros.

Procure conhecer as tendências do mercado, saiba o que seus concorrentes estão fazendo e compare seus preços com os da concorrência, analise preços, pontos fortes e fracos e carências na sua região para ser competitivo no mercado.

Adquira mais conhecimento, estude, pesquise, faça cursos de brigadeiro gourmet, confeitaria, empreendedorismo e compre livros de gastronomia.

Muitos empreendedores ganham dinheiro vendendo doces, trabalham nesse mercado de forma informal e sonham em abrir o próprio negócio.

Quando você sentir necessidade de legalizar seu negócio, de abrir uma empresa para poder emitir notas fiscais, você pode se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), entre outras opções.

Se você não sabe o que fazer para registrar sua empresa, procure o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), um contador ou consulte o SEBRAE de sua cidade que oferece diversos materiais informativos, além de alguns cursos online gratuitos para pessoas interessadas em iniciar um negócio, como Microempreendedor individual: como se formalizar e muitos outros cursos.

É muito importante ter noções básicas de administração, fazer um bom planejamento, pois a falta de conhecimento da administração do negócio e controle financeiro, além da alta carga tributária são fatores que fazem muitas pequenas empresas fecharem.

EMBALAGENS PARA BRIGADEIRO GOURMET

Pessoas criativas e inovadoras conseguem se destacar e se dar bem nesse mercado, como a Juliana Motter, dona da Maria Brigadeiro, que criou embalagens diferenciadas, caixas para brigadeiro gourmet com status de presente que são um show à parte e dão um toque diferenciado no presente, como a caixinha para combater a TPM Alívio, por exemplo.

Tem brigadeiro gourmet em charmosas panelinhas, em marmitas embrulhadas em tecidos, em potinhos, em vidrinhos, em caixinhas temáticas e muito mais.

Se você for uma pessoa criativa ou tiver habilidades manuais pode criar suas próprias embalagens para se diferenciar da concorrência e alavancar as vendas. Já pensou em profissionalizar suas embalagens e vender até 5 vezes mais brigadeiros? Então recomendo que faça um curso de embalagens para brigadeiro gourmet e aprenda a fazer embalagens lucrativas.

COMO VENDER BRIGADEIRO

Muitas pessoas têm paixão por cozinhar e sabem fazer doces maravilhosos, mas não sabem como divulgar, vender brigadeiro gourmet e algumas pessoas tem medo ou vergonha de vender.

“Vendas é uma profissão! Não uma etapa de transição enquanto não se consegue algo melhor. De nada adianta técnicas de vendas, sistemas de CRM ou softwares de gestão se você ainda não acredita, não gosta ou não coloca um sorriso no rosto ao ir para o seu trabalho. Não usufrui da informação disponível e faz tudo sempre do mesmo jeito esperando resultados diferentes.” Paulo Araújo

Você investe em seu desenvolvimento profissional e pessoal? Adquira conhecimento, um profissional de sucesso está sempre disposto a aprender e se adaptar a novos métodos de trabalho.

Aprenda a desenvolver competências e habilidades como empreendedor, de comunicação, relacionamento e vendas, qualquer pessoa pode aprender.

“Sucesso nos negócios depende em grande parte de suas habilidades de adaptação – a habilidade com que você aprende coisas novas.” Paul Zane Pilzer

Comece divulgando seus produtos para seus amigos, familiares, colegas de trabalho e faculdade. Ofereça degustações para seus amigos e noivas.

Procure compradores para seu produto no seu bairro, faça parcerias com lojistas, salões de beleza e ofereça kits personalizados para o Dia dos Namorados, Natal, Páscoa e outras datas comemorativas.

Distribua cartões ou panfletos em lanchonetes, restaurantes e supermercados. Participe de feiras gastronômicas e feiras de noivas.

Divulgue seus doces nas redes sociais, poste fotos dos produtos no Instagram e faça uma página no Facebook.

Existem alguns sites na internet nos quais você pode se cadastrar para vender seus brigadeiros online, o Elo 7 (www.elo7.com.br), por exemplo. Você também pode criar uma loja virtual ou um blog para divulgar seus produtos.

Estude marketing digital para aprender a usar ferramentas de marketing e estratégias na internet para conquistar clientes. Aprenda a montar um negócio na internet para alavancar os resultados do seu negócio. Você gostaria de montar um negócio online, mas não sabe como? Clique aqui e faça o download gratuito do Guia Definitivo Para Criar Seu Negócio Online.​​​​​​

Participe de grupos sobre brigadeiro gourmet no Facebook, para aprender como ganhar dinheiro vendendo doces – brigadeiro gourmet com pessoas que estão focadas nesse negócio.

Aumente suas vendas – Hoje em dia as pessoas não gostam de sair de casa com dinheiro e aceitar pagamentos de forma fácil e segura por cartões de débito e crédito é uma boa opção para alavancar as vendas.

Existem diversas empresas que vendem máquinas de cartões sem a necessidade de celular ou tablet para funcionar ou leitores de cartões para que você receba pagamentos em seu celular ou tablet, como a Payleven, Cielo, iZettle, PagSeguro, SumUp, Rede, entre outras.

O ideal seria não pagar aluguel nem taxa de adesão, pagar apenas as taxas em cada transação. Faça uma pesquisa para fazer a melhor escolha, analise as taxas cobradas, se tem pagamento de mensalidade, entre outros fatores.

Ofereça um ótimo atendimento a seus clientes, quanto mais clientes satisfeitos melhor, a propaganda boca a boca é muito importante nesse negócio.

INGREDIENTES PARA FAZER BRIGADEIRO

Lembre-se que o brigadeiro gourmet é feito com as melhores matérias-primas, use ingredientes de qualidade para fazer o doce.

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO PRODUTO

Muitas pessoas têm dificuldades na definição do preço de venda de seus produtos e não dá para saber como ganhar dinheiro vendendo doces sem conhecer seus custos de produção, a demanda do produto, seu público-alvo e os preços praticados na sua região, pois são fatores importantes que devem ser levados em consideração para definir o preço de venda do produto e assegurar a obtenção de lucro.

É fundamental aprender a calcular corretamente o preço de venda de seus produtos, existem várias formas de calcular o preço de venda de um produto.

Veja mais adiante um exemplo de planilha de cálculo de custo e formação de preço de venda com a forma que eu achei mais simples, através dos cálculos dos custos, considerando que você ainda não abriu uma empresa, mas você pode calcular da maneira que achar mais prática.

E como calcular o preço certo? Para calcular o preço de venda de seus produtos você precisa conhecer todos os custos e as despesas para produzir e vender o produto e definir a margem de contribuição ou lucro para cada produto. Em seguida, você deve comparar e analisar se o valor estipulado está competitivo em relação aos preços da concorrência e poderá decidir manter ou mudar o preço de venda a fim de competir com os preços praticados pelos concorrentes.

planilha brigadeiro gourmet

Veja como fazer a planilha de cálculo de custo e formação de preço de venda acima:

1 – CÁLCULO DO CUSTO VARIÁVEL

Para começar, faça uma ficha técnica para cada produto, essa ferramenta irá lhe auxiliar a seguir sempre o mesmo método de como o produto deve ser feito para manter a qualidade e a padronização no produto.

Existem várias formas de fazer uma ficha técnica, faça de acordo com suas necessidades, o ideal seria você criar uma tabela do Excel em uma planilha, mas se você não sabe como, aprenda a usar o Excel ou faça essa tabela a mão, com a ajuda da calculadora.

Anote na ficha técnica os custos de produção, que são todos os gastos necessários para produzir o produto, os ingredientes usados, o quanto de material contém na embalagem do produto, as unidades de medida, a conversão de unidades e o quanto de material será necessário para fabricar o produto, o preço de compra dos produtos, o custo unitário e o custo total de cada ingrediente do produto, o modo de preparo, o rendimento em porções, o tamanho da porção e fotos com passo a passo.

Você vai precisar aprender a converter unidades de medida de cada ingrediente da sua receita para saber o custo total de cada ingrediente do produto.

Faça uma segunda tabela e anote o custo com embalagens e mão de obra, considerando que você tem uma ajudante, se preferir, caso não tenha uma ajudante, você pode excluir esse custo e incluir apenas o pró-labore, como veremos mais adiante.

Para calcular o valor da mão de obra considere um salário-base de doceiro no valor de R$ 1.000,00 ou coloque o valor que considerar mais apropriado para sua região, divida esse valor por 220 horas para descobrir o valor da hora e multiplique pelas horas trabalhadas para saber o valor total.

Anote também os gastos com energia, água, gás e materiais de limpeza, entre outros, que variam de acordo com a produção, anote esses gastos na tabela como outros custos variáveis (10%).

Para calcular o valor desses custos que não podemos determinar com precisão sobre o produto, você pode estipular uma taxa de 10% sobre o custo total de ingredientes.

Essa forma de cálculo será utilizada apenas enquanto você não tem uma empresa. Quando abrir uma empresa você deverá incluir também no seu custo variável, impostos, taxas de cartões de crédito e débito, entre outros.

2 – CÁLCULO DO CUSTO FIXO

Faça uma terceira tabela e anote os custos fixos, que são as despesas que você paga todos os meses e que não dependem de quanto produz e vende doces, como telefone, internet, transporte, entre outros, mesmo que você não tenha uma empresa, anote esses custos na tabela como despesas de vendas e administrativas (20%).

Para calcular o valor dessas despesas você pode estipular uma taxa de 20% sobre o custo variável total do produto.

Essa forma de cálculo será utilizada apenas enquanto você não tem uma empresa.

É fundamental incluir no custo fixo o valor do seu trabalho, o pró-labore, mesmo que você ainda não tenha uma empresa. O pró-labore é com se fosse o salário do proprietário ou sócios que gerenciam a empresa, mas não é considerado salário e muito menos lucro, é uma retirada mensal que você recebe pelo trabalho que você faz, se você trabalha você tem que ganhar.

Estipule um valor para o pró-labore que seja condizente com o mercado no qual atua, por exemplo, um valor equivalente a quanto ganha um gerente de confeitaria na sua região, você é quem decide.

Uma pessoa que está iniciando nesse negócio não tem volume de vendas suficiente para ganhar um pró-labore de R$ 2.000,00 por mês, mas eu precisava colocar um valor e então eu estipulei um pró-labore de R$ 2.000,00 para exemplificar e facilitar a compreensão.

Para definir o valor do pró-labore eu considerei o mesmo cálculo para descobrir o valor da mão de obra, pois dessa forma você irá ganhar pelo trabalho realizado uma quantia mínima para suas despesas pessoais compatível com o baixo volume de faturamento inicial, para não desequilibrar as contas. Mas saiba que o pró-labore não é calculado dessa forma.

Essa forma de cálculo será utilizada apenas enquanto você não tem uma empresa. Quando abrir uma empresa você deverá incluir também no seu custo fixo, energia, água, telefone, internet, transporte, aluguel, salário, material de escritório, entre outras despesas.

3 – CÁLCULO DOS CUSTOS TOTAIS

Faça uma quarta tabela e anote o custo variável total, o custo fixo total e some todos os custos.

4 – CÁLCULO DO CUSTO UNITÁRIO

Faça uma quinta tabela e anote os custos totais e divida pelo rendimento em porções para saber o custo unitário do produto.

5 – CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA UNITÁRIO

Faça uma sexta tabela e anote o custo unitário do produto e finalmente, calcule quanto você quer ganhar, qual a margem de contribuição ou lucro viável e acrescente ao custo unitário para saber o preço de venda unitário dos doces, ou seja, custos de produção + despesas + margem de lucro = preço de venda.

Agora você deve anotar quanto seus concorrentes cobram pelo mesmo produto e quanto seus clientes estão dispostos a pagar por seu produto.

Compare e analise se o preço de venda estipulado está competitivo em relação aos preços da concorrência.

Valorize seu trabalho, mas venda seus produtos pelo preço justo, que satisfaz ao cliente e com uma margem de lucro viável para o produto.

Se você ainda tem dúvidas assista ao vídeo abaixo onde a confeiteira e especialista em brigadeiros gourmet Carolina Mendes explica de forma simples como calcular o preço de venda dos produtos e obter lucro.

Conheça o Curso Segredos dos Brigadeiros Gourmet da Carolina Mendes, clique nesse link.

No Curso Segredos dos Brigadeiros Gourmet você vai aprender tudo que precisa saber para começar, quais os materiais necessários, dicas e truques, como enrolar, como armazenar, mais de 50 receitas, como divulgar e conseguir seus clientes.

Você também vai receber alguns bônus, um ebook guia de cálculo para aprender a calcular o preço de venda dos doces e obter lucro, acesso ao grupo de alunas no Facebook e muito mais.

Se você deseja empreender no mercado gourmet, ganhar renda extra com vendas de doces e começar um negócio lucrativo, adquira mais conhecimento e torne-se um especialista no seu negócio.

Você deseja aprender cada vez mais como ganhar dinheiro vendendo doces – brigadeiro gourmet?

» Então conheça o Curso Segredos dos Brigadeiros Gourmet, clique aqui para assistir ao vídeo.

» Recomendo também que conheça o Curso de Embalagens Para Brigadeiro Gourmet, clique aqui para saber mais.

Se você conhece alguém que está insatisfeito com a vida profissional ou gostaria de ganhar renda extra ou conquistar a independência financeira, compartilhe esse artigo com seus amigos e vamos juntos levar essa oportunidade para todo Brasil.

Pin It on Pinterest

Compartilhe esta página

Se você gostou desse artigo, por gentileza, compartilhe essa página com seus amigos. Obrigada!