Você sabe qual é a diferença entre venda direta mononível e venda direta multinível? É interessante compreender a diferença para analisar melhor esse negócio e saber qual oportunidade é mais lucrativa.

venda direta multinivel

VENDA DIRETA

A venda direta é um sistema de distribuição de produtos e serviços de segmentos variados no qual as empresas vendem seus produtos diretamente aos consumidores. É baseado no contato pessoal entre o revendedor e o cliente, substituindo o comércio feito através de lojas. O revendedor também pode ser chamado de consultor, distribuidor ou de outra forma pela empresa de venda direta.

A venda direta no Brasil é um modelo de negócio muito forte, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o Brasil movimentou R$ 41,6 bilhões em 2013, ocupando a quarta posição no ranking mundial, tendo a frente Estados Unidos, Japão e China.

Em todo o mundo, segundo a Associação de Vendas Diretas (DSA), existem mais de 90 milhões de empreendedores que trabalham com venda direta.

VENDA DIRETA MONONÍVEL

As empresas de vendas diretas no Brasil, a maioria ainda adota o método de remuneração mononível para pagar a seus revendedores independentes, mas isso vem mudando nos últimos anos.

Na venda direta com sistema de remuneração mononível, o revendedor ganha dinheiro apenas com sua venda pessoal, limitando seus ganhos ao seu próprio esforço.

O revendedor compra os produtos ou serviços e revende geralmente ganhando de 20% a 30% de desconto sobre o preço do catálogo.

Exemplo de empresas de venda direta com sistema mononível: Natura, DeMillus, Tupperware, entre outras.

Trabalhar com vendas diretas mononível é ideal para pessoas comunicativas com espírito empreendedor, que desejam ter um negócio próprio de baixo investimento, um trabalho flexível e que gostam de se comunicar e se relacionar com as pessoas ou desejam ganhar renda extra rapidamente. A venda direta mononível proporciona um complemento de renda para milhares de pessoas no Brasil que trabalham em tempo parcial, muitas, porém, se dedicam em tempo integral e fazem dessa atividade sua principal fonte de renda.

VENDA DIRETA MULTINÍVEL

O marketing multinível é derivado da venda direta, uma evolução desse sistema de distribuição. É um sistema de remuneração em níveis, uma estratégia de vendas onde as empresas de venda direta utilizam o método de remuneração multinível para pagar a seus revendedores independentes.

Na venda direta com sistema de remuneração multinível, o revendedor além de ganhar dinheiro com sua venda pessoal pode construir uma rede (linha descendente ou downlines) e ganhar comissões sobre a compra e revenda de produtos e serviços de sua linha descendente até um determinado nível, o que aumenta os ganhos de forma ilimitada através da renda residual.

O revendedor compra os produtos ou serviços e revende geralmente ganhando 50% de desconto sobre o preço do catálogo.

Exemplo de empresas de venda direta com sistema multinível: Mary Kay, Amway, Belcorp, Herbalife, Imagem Folheados, entre outras.

Trabalhar com vendas diretas multinível é ideal para pessoas comunicativas com espírito empreendedor e de liderança, que desejam ter um negócio próprio de baixo investimento, um trabalho flexível e que gostam de ajudar, de se comunicar e se relacionar com as pessoas ou desejam ter uma atividade profissional lucrativa. A venda direta multinível proporciona liberdade financeira, ganhar renda residual em longo prazo.

DIFERENÇA ENTRE VENDA DIRETA E MARKETING MULTINÍVEL

Todas as empresas de marketing de rede são empresas de venda direta, mas nem todas as empresas de venda direta são empresas de marketing de rede. O que diferencia uma da outra é o sistema de remuneração, o modelo de vendas, mononível ou multinível.

MARKETING MULTINÍVEL

O marketing multinível, conhecido também como marketing de rede, é uma grande tendência de mercado, sucesso nos Estados Unidos há décadas e em constante crescimento no Brasil nos últimos anos, com empresas entrando nesse mercado, trazendo novos planos de compensação e comercializando produtos e serviços diferenciados, físicos ou digitais.

A maioria das empresas de venda direta, normalmente vendem produtos cosméticos, perfumes, bijuterias, roupas, produtos nutricionais… Diversos produtos podem ser comercializados através desse sistema, que eu saiba não há restrições.

Você pode escolher a empresa de venda direta pela afinidade com o produto, plano de compensação da empresa associado a outros fatores que considere importantes.

A VERDADE SOBRE VENDA DIRETA MULTINÍVEL

Trabalhar com venda direta multinível não é um negócio de dinheiro rápido, fácil e garantido, exige muita dedicação, paciência e persistência como em qualquer outro tipo de negócio. Saiba que a rotatividade de revendedores é alta no mercado de venda direta, algumas pessoas desistem de vender por um tempo, outras só vendem em datas comemorativas.

Investir na internet, nas mídias sociais é uma boa alternativa para atrair consumidores, revendedores e líderes. Ter uma grande lista de contatos qualificada, de pessoas interessadas nesse modelo de negócio, ajuda muito a acelerar resultados. Aprender a se relacionar com as pessoas é fundamental e uma habilidade que pode ser desenvolvida, pois a venda direta é um negócio baseado em relacionamento.

“O relacionamento é a chave do sucesso do segmento de vendas direta.” Silvio Zveibil

Nem todas as pessoas têm o perfil necessário para esse tipo de negócio: espírito empreendedor e de liderança, nem interesse em desenvolver as habilidades necessárias para alcançar seus objetivos. Algumas pessoas não têm dinheiro para investir na divulgação da empresa, na formação e treinamento da equipe de vendas, mesmo sendo um negócio de baixo investimento, comparado a negócios tradicionais.

A maioria das empresas de venda direta multinível exigem que se faça pedidos mínimos mensais para se manter ativo e ganhar bônus sobre a rede, se você tiver afinidade com a venda direta, irá revender os produtos para seus amigos e familiares para ganhar renda extra e ainda se qualificar para receber os bônus, caso contrário, você pode pedir para uma amiga revender os produtos para você ou adquirir os produtos para consumo próprio ou de sua família e trabalhar na construção da rede de consumidores, revendedores e líderes, que irão comprar os produtos ou serviços da empresa para revenda ou consumo próprio e gerar ganhos para você.

Algumas pessoas comentam que são poucas as pessoas que conseguem ganhar muito dinheiro nesse mercado, chegar ao topo não é fácil, mas isso acontece em qualquer outra atividade. Nem todas as empresas de venda direta multinível oferecem um plano de compensação justo ou produtos diversificados de consumo alto e contínuo, como também nem todas as pessoas estão dispostas a pagar o preço para conquistar seus objetivos.

Antes de se cadastrar em uma empresa de venda direta multinível analise os prós e os contras da oportunidade de negócio para não criar falsas perspectivas.

Você pode ter sucesso com suas próprias vendas pessoais, pois o sistema de compensação é baseado nas suas próprias vendas e de sua equipe, mas na venda direta multinível o foco não pode ser apenas na revenda de produtos e serviços, e sim na construção da rede de consumidores, revendedores e líderes, pois para ganhar dinheiro de forma sustentável em longo prazo é preciso trabalhar constantemente na captação de novos consumidores, revendedores e líderes, e no treinamento da equipe de vendas.

Saiba que é exatamente na construção da rede de consumidores, revendedores e líderes, que a oportunidade de ganhar muito dinheiro acontece, que você irá ganhar renda residual. Não esqueça que sempre existirão pessoas que gostam de um determinado produto de uma empresa de venda direta e se cadastram na empresa para ter a vantagem de comprar o produto com desconto apenas para consumo próprio.

No mercado tradicional as pessoas trabalham diariamente, não é diferente no mercado de venda direta, a diferença é que na venda direta você pode escolher o horário de trabalho ou até mesmo trabalhar nos dias que desejar, existe essa liberdade.

Se você achar que já atingiu seus objetivos por que conseguiu formar uma grande equipe de vendas e parar de trabalhar o que você acha que poderá acontecer? E se muitas pessoas da sua equipe desistirem do negócio… Ter uma grande equipe de vendas com muitas pessoas inativas não gera uma renda satisfatória… Sem falar de outros problemas que poderão ocorrer. Você e a empresa irão continuar lucrando com os consumidores, revendedores e líderes que se mantiveram ativos, mas com o tempo seus rendimentos poderão diminuir. Não se esqueça da alta rotatividade de revendedores no mercado de venda direta.

É importante que você tenha líderes na sua equipe comprometidos com o negócio, para apresentar frequentemente a oportunidade de negócio para o maior número de pessoas possível. A renda residual da venda direta multinível exige um trabalho ativo, da sua parte e dos líderes da sua rede.

Gostar do que faz é importante por que o caminho que leva até a sonhada independência financeira não é fácil. Você até poderá dizer: o meu escritório é na praia, mas ganhar dinheiro sem ter que fazer nada é uma fantasia perigosa, também não recomendo prometer riqueza às pessoas. Depois que você construir uma grande rede de consumidores e revendedores ativos e tiver líderes comprometidos com o negócio é que você irá ganhar uma renda residual sustentável.

“Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava.” Stephen Covey

Assista ao vídeo sobre renda residual:

Conheça 50 empresas de vendas diretas com modelo de remuneração em mononível, multinível ou sistema de marketing exclusivo, para ganhar renda extra revendendo produtos ou conquistar a independência financeira trabalhando na construção de equipe de vendas, na formação da rede de consumidores, revendedores e líderes, clicando nesse link.

Empresas de venda direta e marketing multinível com algumas exceções são negócios legítimos e ótimas opções para pessoas de todas as idades, independente do nível escolar ou social, iniciarem seu próprio negócio e, com esforço e habilidade de comunicação, ganhar renda extra ou um ótimo rendimento mensal e benefícios, pois algumas empresas de marketing multinível contemplam os participantes bem sucedidos com prêmios e viagens.

Pin It on Pinterest

Compartilhe esta página

Se você gostou desse artigo, por gentileza, compartilhe essa página com seus amigos. Obrigada!