Páginas menu de navegação
formula negocio online
Inscreva-se no Renda Extra Real e receba atualizações no seu e-mail

Digite seu e-mail:

Cansaço nas Pernas e Tensões Musculares? 20 Dicas Para Relaxar

O que causa cansaço nas pernas? Os principais fatores que contribuem para provocar a sensação de cansaço nas pernas são as condições de trabalho e a gravidez.

» Profissões que exigem que a pessoa fique muito tempo sentada na mesma posição ou com movimentos repetitivos, ou muito tempo em pé.

» Temperatura ambiente elevada, no verão aumenta a sensação de pernas cansadas, o calor faz com que as veias se dilatem.

» Pernas inchadas causadas pela retenção de líquidos.

» Além dos maus hábitos de vida: sedentarismo, obesidade, má alimentação, tabagismo, exposições prolongadas ao sol ou outras fontes de calor, uso de calçados inadequados: salto muito alto, apertados ou menores do que os pés e que acabam comprometendo a qualidade de vida no trabalho.

cansaço nas pernas

CANSAÇO NAS PERNAS E PÉS – DICAS DE RELAXAMENTO

1. Se você passa muito tempo sentado na mesma posição ou com movimentos repetitivos, levante-se de vez em quando, ande um pouco e mesmo quando estiver sentado movimente as pernas.

Se você passa muito tempo em pé, tenha períodos de descanso, coloque as pernas elevadas, fazendo com que os pés fiquem mais altos do que o coração, por vinte minutos, antes do almoço e no final da tarde. Além de relaxante, ajuda a melhorar a circulação.

2. Quando viajar evite ficar muito tempo sem mexer as pernas, use roupas confortáveis e mais largas.

TENSÕES MUSCULARES

3. Aprenda a fazer alongamentos, que são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que quando feitos de forma correta e regular, reduzem as tensões musculares, relaxam o corpo, proporcionam maior consciência corporal, deixam os movimentos mais soltos e leves, previnem lesões, preparam o corpo para atividades físicas e ativam a circulação. Se você usa salto alto com frequência, alongue as panturrilhas (Batata da perna) diariamente, pois ajuda a evitar dores nas pernas.

4. Pratique uma atividade física regularmente durante 30 minutos, três vezes por semana, caminhar, nadar, andar de bicicleta, hidroginástica por exemplo. Segundo especialistas, a hidroginástica é muito eficaz no combate ao estresse. Antes de praticar qualquer atividade física é recomendável procurar um médico para verificar se não há contra-indicações.

5. Reduza a quantidade de sal na alimentação, já que o sal propicia a retenção de líquidos.

6. Beba muita água para evitar a retenção de líquidos.

7. Não se exponha por muito tempo ao sol ou outras fontes de calor.

8. Durante o dia eleve as pernas por vinte minutos (os pés devem ficar mais altos do que o coração) e na hora de dormir, coloque um travesseiro embaixo do colchão onde ficam seus pés. Não coloque o travesseiro sob o colchão, pois dificulta a sua movimentação. Outra dica é elevar os pés da cama colocando um calço de 15 centimetros.

DORES E CANSAÇO NAS PERNAS

9. Use calçados confortáveis – Os médicos ortopedistas recomendam alternar os sapatos a cada uso, variar a altura e formato do salto, evitando que os pés se acostumem a um tipo específico de salto. Se você usa sempre o mesmo ou usa calçados inadequados, poderá ter dores nos pés, dores nas panturrilhas, calos e outros problemas.

Os sapatos com salto agulha, salto alto (fino) e salto muito baixo não são recomendados. O salto mais recomendado para uso diário é o de até 4 cm. Os saltos mais largos e grossos dão maior sustentação e equilíbrio e são uma boa opção para quem não pode ficar sem usar sapatos de salto. Os calçados com saltos plataforma e anabela são os mais indicados e trazem menos danos à saúde porque distribuem melhor o peso. Verifique se as sapatilhas sem salto estão bem acolchoada no calcanhar para evitar dores nas costas e nos joelhos. O calcanhar suporta 25% do peso do corpo, procure modelos com essa área acolchoada ou compre uma palmilha. Os sapatos de bico fino aumentam a incidência de unhas encravadas e ao adquirir este modelo verifique se há espaço entre os dedos.

O sapato errado pode causar problemas na coluna e diversos problemas nos pés e pernas, joanetes, calos na planta dos pés, dor no joelho, encurtamento do tendão de aquiles e esporão debaixo do calcanhar. Não adquira um calçado somente pela beleza ou porque usar salto alto deixa a mulher mais elegante e feminina, é melhor priorizar o conforto e o equilíbrio que o salto proporciona, além de garantir saúde. O ideal é comprar sapatos no fim do dia, quando os pés estão mais inchados.

10. Outra boa dica para pessoas que apresentam dores nas pernas, pernas com varizes e outras patologias é usar palmilha de silicone e calcanheira de silicone para ajudar a proteger o pé nas caminhadas e aliviar o cansaço nas pernas.

11. Faça um escalda-pés, deixe seus pés descansando por 20 minutos em uma bacia com água quente (A temperatura da água deve estar entre 36ºC e 40ºC – respeite a sensibilidade da sua pele), com um pouco de sal grosso, pois ajuda a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. Você também pode usar sais de banho, ervas, óleos vegetais ou essenciais, uma boa dica é colocar bolinhas de gude na água para massagear os pés. Quando terminar, não coloques os pés no chão sem proteção ou seque-os e calce meias para mantê-los aquecidos. Uma receita simples e antiga que proporciona uma sensação de bem-estar, alivia as dores nos pés, relaxa o corpo todo e ativa a circulação. É ideal para combater a sensação de cansaço nas pernas e pés. Além disso, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, ajuda a desbloquear o excesso de energia estagnada na cabeça, pescoço e ombros, liberando as toxinas, relaxando e diminuindo o estresse, por isso, é indicado nas dores de cabeça. Atenção: O escalda-pés é contra-indicado para grávidas, hipertensos, diabéticos, pessoas com arteriosclerose, doença de buerger e câncer em metástase.

12. Faça uma massagem relaxante para pernas e pés.

Assista o vídeo auto-massagem para pernas e pés

13. Sempre que for usar um sapato novo, massageie os pés com um creme hidratante.

14. Massagem nas pernas e pés diariamente proporciona bem-estar, pois estimula a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação da pele, além de trazer relaxamento imediato, fundamental após um dia de trabalho. Aplique uma loção hidratante corporal depois do banho e massageie as pernas sempre de baixo para cima, do calcanhar para a coxa.

15. Cuidar dos pés é essencial para ter pés saudáveis, bem-estar e conforto no dia a dia. Mantenha os pés secos e limpos para evitar micoses. Aplique um gel esfoliante para remover as células mortas e deixar a pele dos pés macia. Use um creme hidratante para os pés depois do banho para evitar pés ressecados e rachadura. Examine com cuidado seus pés e quando houver qualquer problema é melhor procurar o médico.

16. Use roupas confortáveis. Não use roupas justas, apertadas e elásticas que possam dificultar o retorno do sangue para o coração.

17. Respire profundamente, faça inspirações e expirações profundas. Evite respirar rapidamente ou muito profundamente. É importante que a respiração seja feita de forma correta, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca lentamente. Nós nascemos sabendo respirar, mas com o estresse do dia a dia passamos a respirar de maneira inadequada. Algumas pessoas adquirem o hábito de respirar pela boca e acabam prejudicando a qualidade de vida e saúde. Reaprender a respirar corretamente (respiração diafragmática) reduz pressão, ansiedade, estresse, cansaço, dor muscular e vários problemas de saúde.

18. Promova mudanças nos seus hábitos de vida, eliminando os maus hábitos: má alimentação, excesso de peso, fumar, entre outros, que contribuem para provocar a sensação de cansaço nas pernas. Já pensou em emagrecer de vez e atingir seu peso ideal?

emagrecer de vez

19. Procure alegria nas coisas simples da vida:

“Viva a vida! Aproveite os bons momentos e as pequenas alegrias. Não valorize somente os grandes acontecimentos pois eles são raros, e muitas vezes não nos trazem o retorno esperado. A beleza da vida está nas coisas mais simples. Um encontro com amigos, um jantar, uma reunião familiar, uma surpresa.” Orlando Ferraz

“A vida é assim. Se não estamos totalmente no presente, quando olharmos à nossa volta este terá desaparecido. Teremos perdido a sensação, o aroma, a delicadeza e a beleza da vida. Parecerá ter passado a correr por nós.” Brian Weiss

aproveite o momento

20. Sorria! Quem sorri estimula o cérebro a liberar as substâncias endorfina e serotonina, associadas a sensação do bem-estar e fortalece o sistema imunológico. Segundo pesquisadores, sorrir faz bem à saúde, melhora o humor, diminui o estresse, a pressão arterial e a dor, além de fortalecer os relacionamentos. Se você está em uma situação complicada, precisando ganhar mais dinheiro, saiba que preocupação não paga dívidas, mas procurar formas de ganhar dinheiro extra, ajuda bastante. Se você pensa que não tem motivos para sorrir, procure mudar seus pensamentos. Sorrir é o melhor remédio, já sorriu hoje? Sorria! :)

A sensação de cansaço nas pernas é bastante comum, porém, é importante consultar um médico se existirem outros sintomas, além do cansaço, para evitar problemas mais graves.

Procure seguir as dicas para relaxar acima, promovendo mudanças nos seus hábitos de vida para ter mais disposição, maior produtividade no trabalho, um estilo de vida mais saudável e uma melhor qualidade de vida.

hipertrofia muscular

aprenda como importar da china

Maria C Rodrigues é empreendedora no mercado de venda direta, marketing de rede e digital.

Inscreva-se no Renda Extra Real e receba atualizações no seu e-mail

Digite seu e-mail:

Sem comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Renda Extra Com Artesanato | Renda Extra Real - [...] ganhar conhecimento. Muitas pesssoas gostam de fazer trabalhos manuais apenas como passatempo para aliviar as tensões diárias, outras para …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge

formula negocio online